segunda-feira, 19 de abril de 2010

Nem todo gato pode tomar leite


Por Glauce Arrais

Nos filmes, seguidamente vemos um gatinho tomando uma gostosa tigela de leite. E é exatamente o que fazemos quando queremos agradar algum felino: damos leite.

Mas, na verdade, a maior parte dos gatos não consegue digerir bem o leite de vaca. Isso porque ele contem um açúcar chamado lactose, e os gatinhos não produzem a lactase, enzima que digere esse açúcar.

Quando o felino é bebê, até os três meses é recomendado que ele se alimente somente de leite. Mas leite para gatos, assim como nós humanos tomamos o leite materno. No caso de gatos órfãos, é preciso comprar um específico para esse caso (custa em torno de R$ 17) ou preparar algumas receitas fáceis caseiras.

Uma vez que os gatos deixam de ser filhotes, não precisam mais de leite. O que atrai o seu gatinho nesse alimento é o seu gosto doce, mas provavelmente ele sentirá muita dor de barriga e terá uma diarréia difícil de controlar.

A história que gatos gostam de leite é verdade, mas isso não faz bem para eles e não deve de maneira nenhuma substituir a alimentação. Para as poucas pessoas que possuem gatos que conseguem digerir a lactose, lembre-se: dê pequenas quantidades, poucas vezes por semana.

Quem possui gatinho órfão e não quer comprar o leite específico para gatos, segue uma receita bem simples:

1 litro de leite
1 gema de ovo
2 colheres de açucar
1 pitada de sal
1 colher de maizena

Modo de preparo: Juntar todos os ingredientes no fogo e mexer até quase levantar fervura. Diluir a maizena em um pouco de água (para não embolotar) e acrescentar à mistura.

Copyright by Rinaldi Produções Artísticas 2013

Related Posts with Thumbnails